Corrida para o Masters 2015

15 de agosto de 2015 por Randal Vacchi

fotos 1Começou a contagem regressiva para a etapa mais aguardada de toda a temporada do Ranking Vacchi Sports: o Masters 2015! Com 5 etapas já finalizadas e somente mais duas restantes para que sejam conhecidos os 8 melhores colocados de cada categoria que disputam a competição de encerramento do ano, nenhum atleta pode desperdiçar qualquer oportunidade de somar pontos pois pode colocar em risco sua participação na disputa.

Com um formato de disputa diferenciado, no qual um atleta pode sofrer uma derrota nas rodadas iniciais e ainda assim ser campeão, o Masters é disputado nas 4 categorias que o Ranking possui, sendo que apenas os 8 que mais somarem pontos em etapas de cada categoria estarão classificados poderão lutar pelo título da tradicional competição da Vacchi Sports. Para que cada aleta consiga ver com mais clareza quais são suas possibilidades de se classificar, após a 5ª etapa de cada temporada é gerada uma classificação simultânea ao Ranking Geral, chamada de “Corrida para o Masters”, que computa apenas os pontos somados em uma determinada categoria e indica os 8 que, neste momento, estariam classificados para o Masters.

Neste ano vários atletas sofreram alterações de categoria ao longo das etapas, por terem conquistado o título ou também pela simples evolução do nível técnico do atleta que forçou tal alteração. Nesses casos, o nome do atleta irá constar em mais de uma classificação, aparecendo em todas as categorias nas quais disputou pelo menos uma etapa. Vale ressaltar, porém, que cada atleta poderá usar somente a classificação da categoria em que disputar a maioria das suas últimas 3 etapas, descartando as outras classificações independente de estar entre os 8 melhores ou não, conforme previsto no item 4.5 do Regulamento Oficial que pode ser acessado aqui. Veja o exemplo: um determinado atleta disputou as 5 primeiras etapas do ano na Intermediário, trocou de categoria e disputou a Avançado na 6ª e 7 ª etapas. Ao final das etapas regulares, ocupava a 5ª colocação na Corrida para o Masters da Intermediário e estava na 10ª posição na Corrida para o Masters da Avançado. Como a maioria das suas últimas 3 participações foram na Avançado, poderá usar somente sua classificação nessa categoria, descartando sua participação na Intermediário e aguardando duas desistências para poder disputar o Masters da Avançado.

Com esse formato de regulamento, procuramos evitar que um atleta que evoluiu ao longo da temporada volte a uma categoria inferior somente para a disputa do Masters e torne esta disputa desigual. Portanto, pedimos para que cada atleta fique atento a sua classificação na categoria em que pretende disputar as últimas etapas para que a organização do Ranking Vacchi Sports possa ser oranking mais justa possível com todos os envolvidos, e voltamos a nos colocar a disposição para possíveis dúvidas e sugestões sobre o funcionamento do Ranking como um todo.

Em sua primeira atualização na temporada, a Corrida para o Masters já indica vários atletas classificados em suas determinadas categorias. Pela Avançado, os 6 primeiros no momento já estão praticamente garantidos, restando apenas duas vagas ainda em aberto que deverão aumentar a batalha por pontos nessa reta final, sendo que Alex Sadao e Maykel Campos dependem apenas de si mesmos para ficarem com as últimas duas vagas. Na Intermediário, o cenário ainda está totalmente indefinido. Apenas os 3 líderes estão praticamente garantidos e apenas 150 pontos separam o 4º e o 13º colocados, fazendo com que qualquer bom resultado nas últimas etapas mude totalmente a configuração dos 8 classificados. Na Principiante A o panorama é ainda mais confuso, visto que vários atletas que no momento ocupam as 8 vagas disputaram as últimas etapas em outras categorias e talvez tenham que descartar a pontuação na PRA, abrindo a possibilidade para aqueles que debutaram na categoria na 5ª etapa ainda sonharem com um vaga entre os melhores. O quadro se repete também na Principiante B, na qual 5 dos 8 primeiros já não estão mais disputando a categoria e com isso qualquer atleta ainda pode se garantir no Masters, mesmo que faça sua primeira aparição no ranking somente nas próximas etapas. O clima vai esquentar nas próximas etapas e tudo pode acontecer, tanto para conseguir uma vaga quanto para aqueles já garantidos que lutam por uma melhor classificação que pode beneficiá-los na montagem das chaves.

Para descobrir quem são os classificados e quem ainda têm chances de aparecer na disputa que encerra a temporada, clique aqui e acesse agora a Corrida para o Masters 2015.

COMPARTILHE

facebook-profile-picture

VEJA TAMBÉM