O que comer antes, durante e após uma partida?

26 de abril de 2017 por Randal Vacchi

O tênis é um esporte que exige resistência, agilidade, velocidade e potência. O jogador necessita armazenar grandes quantidades de energia, proteínas, vitaminas e minerais essenciais para alcançar todos estes requisitos.

Uma boa dieta para os praticantes do tênis, deve incluir um cardápio bem balanceado, e segui-la é um componente indispensável que o tenista deve incluir em seu programa de treinamento.

Por isso, nós da Vacchi Sports, separamos algumas dicas de alimentação para você!

O que comer antes do treino:           

Para prevenir os possíveis efeitos negativos dos açúcares (exceto a frutose) e dos alimentos com grandes quantidades de fibras, deve-se evitar ingeri-los pelo menos 60 minutos antes do treino.
Aconselha-se a ingestão de bebidas isotônicas, água de coco, maltodextrina, gel de carboidrato, frutas secas (sem casca) e suco de frutas naturais.

O que comer durante o treino:

Caso você tenha se alimentado corretamente na fase preparatória, não há necessidade de suplementação antes de 60 minutos de exercício.
No entanto, se houver necessidade uma boa opção são os repositores hidroeletrolíticos e bebidas com 6 a 8% de carboidrato (maltodextrina ou bebidas com uma mistura de glicose, frutose e sacarose) são boas alternativas. Alimentos ricos em carboidrato e pobres em fibras também podem ser consumidos (exemplo: barras e géis energéticos, banana e frutas secas).
O ideal é consumir de 30 a 60 gramas de carboidrato a cada hora de atividade.

O que comer após o treino:

Dificilmente os jogadores costumam se importar com a escolha dos alimentos após uma partida, porém é de grande importância que o cuidado com a alimentação seja em tempo integral.
A alimentação após o jogo tem por finalidade repor as reservas de energia (carboidrato) do organismo e assegurar uma rápida recuperação. Estudos têm demonstrado que, para acelerar o reabastecimento de energia após um jogo longo, deve-se consumir alimentos ricos em carboidratos o mais cedo possível (Exemplo: iogurte desnatado, queijo branco e carnes magras).
No entanto, se o tenista tiver dois jogos no mesmo dia, com intervalo inferior a quatro horas, deve evitar as proteínas, por terem digestão mais demorada.

Vale lembrar, que não devemos deixar para fazer nossa primeira refeição do dia na hora do treino, nosso corpo precisa estar descansado, alongado e alimentado antes de qualquer atividade física.

COMPARTILHE

facebook-profile-picture