Como escolher as bolinhas de tênis?

31 de maio de 2017 por Randal Vacchi

Bolas de tênis são todas iguais? Não! Embora no geral elas sejam todas semelhantes, a mudança do material usado para a fabricação das bolinhas proporciona diferença em alguns aspectos como peso e quique. Portanto é importante saber qual a melhor bola para se usar, pois ela influenciará diretamente no jogo e também no bolso (pela durabilidade que a bola pode ter).

Primeiramente, o tenista deve saber em qual tipo de quadra jogará, pois temos bolas para superfícies duras (ou rápidas), saibro (ou lentas) e para qualquer tipo de piso. Essa diferença se dá pelo material usado na fabricação. A bola de tênis é uma mistura entre borracha, lã artificial e lã natural. A qualidade e procedência de cada material definirão suas características finais, como velocidade e durabilidade.

Bolas para quadra dura: Esse tipo tem em sua mistura uma maior quantidade de lã natural do que artificial no feltro, a lã natural oferece maior atrito e consequentemente isso a deixa um pouco mais lenta. Esse fator também interfere na durabilidade da bola.

Bolas para quadra de saibro: As bolas para quadras lentas possuem maior quantidade de lã artificial que é mais “lisa”, a lã artificial oferece menos atrito tornando a bola mais rápida.

Bolas para todo tipo de quadra: Esse tipo de bola “all court” seria o genérico das bolas, pois ela se adequa bem a qualquer superfície, trata-se de uma mistura homogênea de lã natural e artificial na composição do feltro.

Existem exigências da ITF – International Tennis Federation – que define um padrão mundial para a fabricação das bolas, esses padrões garantem que não vamos encontrar modelos tão distintos entre as marcas.
A entidade exige padrões de peso, de circunferência, de pressão e de quique. Por isso, é ideal procurar um tubo de bola de uma marca credenciada por alguma entidade de respeito no tênis para não passar nervoso.

Apesar de a diferença não ser gritante, ela existe.
Muitos tenistas sentem grande diferença quanto ao peso da bola, de marca para marca. O que define se uma bola é mais pesada que outra é a qualidade do tipo de borracha usada e da lã.

Qual o prazo de validade das bolas?
Antigamente algumas marcas especificavam o prazo de validade de uma bola em 18 meses. Realmente elas duram bastante tempo quando estão guardadas em tubos pressurizados, porém, esse tempo é relativo, pois algumas podem durar mais do que isso (não muito mais!), dificilmente duram menos. Por isso, não há um prazo de validade milimétricamente determinado, ele irá depender do seu cuidado com a bola.

O que fazer com bolas sem pressão?
Quando a bola perde pressão ou o tubo é aberto, seus dias já estão contados, pois ela fica murcha e quicando muito menos. Bolas sem pressão normalmete são recomendadas para crianças, por serem menos duras. Existem as bolas soft, de espuma, ideais para crianças.

Como guardar as bolinhas?
A partir do momento que se abre um tubo, as bolas já estão com os dias contados. No entanto, existe um acessório muito útil: o pressurizador de bolas. Trata-se de um tubo de bolas “rosqueável”, que mantém as bolas abertas sob pressão, prolongando sua vida útil.

Como vimos, as bolas de tênis não são itens tão simples de serem escolhidos. Como todos os equipamentos, elas merecem algum conhecimento que certamente fará diferença na hora do jogo, agora que já sabemos como escolher é só ir pra quadra!

COMPARTILHE

facebook-profile-picture