Federer leva sufoco, mas dobra Tiafoe e inicia caminhada no Aberto dos EUA

30 de agosto de 2017 por Randal Vacchi

Roger Federer sofreu muito mais do que o esperado, mas começou com vitória no US Open 2017. Já na madrugada desta quarta-feira em Nova York, o ex-campeão do mundo derrotou o jovem americano Frances Tiafoe (70º) por 3 a 2 (parciais de 4/6, 6/2, 6/1, 1/6 e 6/4) e avançou à segunda rodada do torneio dos Estados Unidos.
O próximo adversário do suíço, atualmente em terceiro no ranking da ATP, sairá do confronto entre o esloveno Blaz Kavcic (88º) e o russo Mikhail Youzhny (101º) que se encontram no decorrer do dia.

O jogo
Duelando com um dos maiores nomes da história do tênis, o americano começou o jogo a todo o vapor, quebrando o saque de Federer logo no primeiro game. Refeito do golpe, o suíço confirmou os serviços seguintes, mas não conseguiu evitar que o garoto sacasse para o set. Com 40 a 0 a seu favor no décimo game,Tiafoe teve três set points. E ele faturou o primeiro set logo na primeira chance, fechando a parcial em 6/4.

Buscando a reação, Federer passou a forçar mais o jogo a partir do segundo set. O suíço teve a primeira chance de quebra no quarto game, quando vencia por 2/1. Após ver Tiafoe levar para o desempate, Federer tratou de liquidar o game, fazendo 3/1. A partir dá, o tenista da suíça passou a dominar fácil o set, fechando em 6/2.
Confiante, Roger Federer quebrou o serviço do rival logo no segundo game do terceiro set. A partir de então, Tiafoe não se encontrou mais no set, passando a ser presa fácil para o suíço, que fechou a parcial em 6/1.

Quem pensou que a partida estava definidida, no entanto, se enganou redondamente. O americano quebrou o serviço de Federer no quarto game, o que parece ter tirado a fera do eixo. Tiafoe confirmou seu saque, voltou a derrubar o do suíço e finalizou a parcial em um surpreendente 6/1.
A derrota no set anterior chacoalhou o número 3 do mundo, que voltou arrasador. Sacando muito, o suíço quebrou o serviço do jovem adversário no quarto game e depois confirmou o seu, abrindo 4/1 e depois 5/3. Federer tinha o saque, e o triunfo parecia encaminhado, porém Tiafoe aprontou de novo, quebrando o serviço do ex-melhor do mundo. O americano foi para o saque em busca da igualdade, entretanto a reação do talentoso americano parou aí, pois Roger Federer deu o troco, selou o set em 6/4 e o jogo em um suado 3 a 2.

 

Originalmente publicado em Globo Esporte.

COMPARTILHE

facebook-profile-picture

VEJA TAMBÉM