Calçados para diferentes superfícies de quadra!

15 de setembro de 2017 por Vacchi Sports

Como já vimos no post anterior um calçado para jogar tênis possui solado muito mais alto e mais reforçado nas partes estratégicas, garantindo maior durabilidade. Em sua maioria, são mais pesados do que os calçados comuns.
O calçado para jogar tênis é diferente de outros calçados, pois existem solados diferentes para cada tipo de piso e, com isso, é preciso escolher o calçado conforme a superfície da quadra em que a partida será jogada, tornando assim o deslocamento mais fácil.

Clay Court ou Saibro
Basicamente feita com argila e terra, essa quadra ainda recebe uma cobertura de pó de tijolo. O calçado específico para jogar nela é a versão Clay – com o design mais baixo do que os de piso rápido e possui o padrão chevron – no solado, que precisa ser mais abertos e profundos.
O calçado para essa superfície requer cuidado na escolha, pois a sola deverá ser pouco agressiva de forma a não danificar a superfície e, ao mesmo tempo, não impedir o deslizar do jogador, evitando paragens súbitas, que poderiam originar lesões.

Grama ou Grass
Esse tipo de piso é feito de grama e, consequentemente, o mais rápido para o jogo. Dificilmente encontraremos quadras desta superfície no Brasil, pois aqui são raridades.
Os calçados para essa superfície são feitos especialmente para não danificar muito a grama, e possuem pequenos birros em forma de “pitões” no solado, para aumentar a tração e deixar o tenista prevenido contra escorregões.

Piso duro, rápido ou hard court
Diferentes tipos de quadras se encaixam nessa categoria, por exemplo: as com piso tartan, grama artificial, cimento e asfalto.
Os calçados para essas superfícies são facilmente encontrados, uma vez que elas são as mais utilizadas para jogos.
Por necessitar de reforço em áreas como as laterais e as que cobrem os dedos, esses calçados são mais pesados do que os outros, mas sua durabilidade também é maior.
Apresentam também o tradicional padrão chevron no solado, feitas em borrachas com grande resistência à abrasão, oferece tração para as freadas e arranques constantes e é bastante reforçado nas zonas de maior desgaste como nos dedos e lateral.

Piso indoor ou liso
Superfície menos comum, a prática de tênis em pavilhão, que poderá ser feita em pisos de relva artificial, madeira ou pisos sintéticos, exige sapatos com solas praticamente lisas e claras, evitando travamentos bruscos e marcação do piso.
Observação: Vale a pena investir em um bom calçado específico para a superfície de jogo, não só pelo seu nível de jogo, mas também pela sua integridade física

COMPARTILHE

facebook-profile-picture

VEJA TAMBÉM