Uma raquete é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração. Ela é sua maior aliada numa partida e, por isso, deve ser tratada com carinho e muita atenção. Afinal, mesmo que você esteja em perfeitas condições físicas e psicológicas para um jogo, se a sua raquete estiver comprometida, o seu resultado também pode estar.
Confira algumas dicas para manter sua raquete sempre em forma:
- Trate-a com carinho
O material da raquete é sensível a impactos, feito para acertar apenas bolas de tênis. Choques em superfícies duras podem causar danos irreparáveis à sua estrutura.
Então pense bem antes de sair batendo em pisos ou postes com esse bem tão precioso.
1. Leve-a sempre com você
Não abandone a sua raquete na mala do carro. Ali, ela fica sujeita a impactos e à pressão de outros objetos que prejudicam as fibras de grafite e desgastam o encordoamento. Além disso, o calor excessivo ainda pode resultar em uma raquete empenada.
O melhor é guardar a sua raquete em um lugar adequado depois de cada jogo.
2. Cordas novas, por favor
Cordas muito frouxas podem fazer a diferença em uma partida de tênis.
Há um bom motivo para os jogadores profissionais trocarem de raquete várias vezes durante o jogo: as cordas perdem tensão facilmente. Uma raquete pode começar uma partida com tensão de 60 libras e finalizar com apenas 40 libras. E mesmo com a raquete parada existe uma perda leve de tensão.
Mas essas trocas tão frequentes são mais para os profissionais. Se você é um atleta amador, observe a regra da paridade: se joga tênis 3 vezes na semana, troque as cordas ao menos 3 vezes no ano.
3. De olho no grip
Esteja sempre atento ao grip da sua raquete. Se o material estiver se despedaçando, existem grandes chances dela escapar da sua mão.
Isso pode resultar em raquete quebrada, ferimento no adversário ou até lesões nos seus punhos, braços e ombros.
Não deixe que o material do grip molhe ou resseque demais e, sempre que perceber a perda de aderência, é sinal de que ele precisa ser substituído.