Com quatro Finais de ótimo nível técnico e muito equilíbrio, foi encerrada na última semana a temporada regular do Ranking Vacchi Sports 2015, que coroou mais três campeões inéditos para encerrar em grande estilo o ano mais equilibrado e emocionante de toda a história do Ranking. Além de definir os campeões, os jogos indicaram também quem são os 32 nomes pré-classificados para o Masters que começa já na próxima segunda-feira e promete esquentar o clima das disputas até o fim do mês.
O primeiro campeão veio da categoria Avançado, em uma Final recheada de tensão e que serviu para mostrar qual seria o padrão das Finalíssimas da etapa. Após 3 tentativas mal sucedidas, Leonardo Delgado voltou a decisão como favorito e determinado a levar o título inédito. Do outro lado, Marcelo Aismoto entrou em quadra sem o peso de ter de lutar por uma vaga no Masters, garantida com a vaga na decisão, e aproveitou a condição de azarão para pressionar bastante o adversário, mostrando que é sério candidato a um dos troféus do Masters e que deve ser nome certo entre os favoritos da categoria para 2016. Leonardo, porém, mostrou porquê é um dos principais nomes do Ranking em 2015 e soube controlar o nervosismo para sair de quadra com o título, valorizado ainda mais pela boa atuação de Marcelo, anotando duplo 6/4. Se todos os pré-classificados confirmarem presença no Masters, eles devem fazer um dos grandes duelos da primeira rodada da competição, já que ocupam a 1ª e a 8ª colocações, ficando frente a frente logo na partida de estréia da disputa.
Outro favorito que entrou em quadra na última semana foi Paulo Cristofoletti, que buscava manter sua invencibilidade na Intermediário para garantir o bi-campeonato na categoria. Diante de Raphael Siqueira, justamente a quem derrotou em sets diretos para ficar com o título na 5ª etapa, Paulo entrou em quadra como uma das apostas certas para figurar entre os campeões na etapa. Dentro de quadra, porém, a história foi outra. Raphael confirmou sua grande ascensão na reta final da temporada e venceu uma batalha duríssima, decidida em um super tie-break cheio de alternâncias e boas jogadas. Ao vencer por 6/4 2/6 11/9, Raphael assumiu também a 3ª colocação da Corrida para o Masters da categoria e entrará com força total para levar o troféu de campeão da competição, deixando Paulo na dependência de duas desistências para poder jogar o Masters.
Erico Vacchi foi mais um nome que não conseguiu fazer valer seu favoritismo na etapa, diante um adversário duríssimo e que deve subir de categoria no próximo ano. Líder da corrida para o Masters da categoria, Erico disputava sua primeira decisão na temporada e encontrou Gabriel Sarriés no duelo que valia a medalha de ouro na Principiante B. Dono de um grande condicionamento mental, Gabriel soube impor seu plano de jogo e dificultou a vida de Erico, que fez mais uma boa apresentação e chegou a liderar a primeira parcial da decisão, mas não conseguiu frear o bom momento do adversário e caiu com parciais de 6/4 6/2.
Se as outras três categorias foram marcadas por Finais entre favoritos e azarões, a grande decisão da Principiante A viu um duelo que tornava impossível a missão de apontar um favorito. Paulo Pegorin e Yuri Correa estão certamente entre os grandes nomes da categoria na temporada e devem ser promovidos para a Intermediário no próximo ano, e o que se viu em quadra deixou isso ainda mais nítido. Uma grande Final, de ótimo nível técnico e com dois atletas lutando por todos os pontos, proporcionando um clima de tensão digno de uma decisão entre eles. Muito aplicado taticamente, Yuri tentou de todas as formas, salvou vários matchpoints e esteve perto de levar a decisão para o set decisivo, mas acabou sucumbindo em sets diretos diante da grande regularidade de Paulo, que marcou 6/4 7/5 para ficar com o bi-campeonato na categoria se firmando como nome a ser batido no Masters que encerra a temporada, além de se credenciar como um dos candidatos para ficar com o troféu de destaque do ano.
Para ver as chaves com todos os resultados da etapa, clique aqui, e veja também como ficou o Ranking Geral das disputas após as 7 etapas finalizadas, clicando aqui. Para saber quem são os 8 nomes que lutarão pelos troféus dos Masters de cada categoria, acesse aqui a classificação final da Corrida para o Masters. Vale lembrar que o Masters também valerá pontos para o Ranking Geral e deverá definir quem terminará a temporada como número 1, ficando com o troféu de “Melhor do ano” em uma temporada marcada pelo enorme equilíbrio nas quatro categorias em disputa.