Venus Williams fala sobre o Mês das Mulheres e diz não estar nem perto de se aposentar

16 de março de 2017 por Randal Vacchi

A carreira de Venus Williams é simbolizada pelo pioneirismo dentro e fora das quadras. Com sete títulos de Grand Slam, cinco medalhas Olímpicas e militância pela igualdade de premiações para mulheres a em Wimbledon, a mais velha das irmãs Williams deixou sua marca no esporte.

Por conta do Mês das Mulheres, Williams, de 36 anos, se uniu à Brawny – marca norte-americana de papel toalha – para a campanha #StrengthHasNoGender (#ForçaNãoTemGênero). Neste mês, a empresa celebra as mulheres fortes que quebraram barreiras e criou um website especial com histórias de mulheres inspiradoras. A empresa também lançou uma embalagem especial com uma mulher à frente ao invés do icônico “homem Brawny”.

A espnW.com conversou com Venus sobre a campanha, seu desempenho incrível no Australian Open de 2017 e o porquê de ela não estar nem próxima do fim de sua carreira.

espnW: Como você se envolveu com a campanha da Brawny?

Venus: Parecia ser o encaixe perfeito. “Força não tem gênero” tem sido minha plataforma desde o primeiro dia – meus pais que me ensinaram. É maravilhoso comemorar o Mês das Mulheres através desta iniciativa. A Brawny é muito conhecida e com uma campanha dessa em março – que destaca as mulheres pioneiras e traz consciência para a causa – realmente mostra que as mulheres são pessoas, as pessoas são as pessoas, os homens são pessoas – é claro que eu tinha que me envolver com isso!

espnW: O que você acha da mulher no logo?

Venus: É ótimo ter essa mulher na embalagem do Brawny de março, é uma mulher muito forte. Ela incorpora a campanha e o que estamos fazendo.

espnW: O que o Mês das Mulheres significa para você?

Venus: Eu amo o Mês das Mulheres! Nós deveríamos ter isso todos os meses! Se bem que talvez não seria tão especial se fosse todos os meses, seria como ter Natal todos os dias. Mas são 31 dias muito importantes – temos esse dia extra em março para celebrar as mulheres. É um momento importante para compartilharmos mensagens de força e igualdade.

espnW: Temos que aproveitar esse dia extra!

Venus: Sim! Nós realmente precisamos.

espnW: Enquanto nós celebramos as mulheres, quem são algumas de suas heroínas pessoais?

Venus: Minhas heroínas são próximas do esporte. Uma delas, definitivamente é Althea Gibson, a primeira tenista afro-americana a ser nº1 e ganhar um Grand Slam. Ela lidava com a desigualdade por ser mulher e por ser negra. Sua experiência foi muito desafiadora, mas ainda assim ela conseguiu. E, claro, Billie Jean King, que é uma pioneira – não apenas para os direitos das mulheres, mas para todos os esportes. Ela ainda as ajuda até hoje. Ela teve impacto em centenas, quer dizer, em milhões de mulheres. É incrível e importante o que ambas fizeram.

espnW: Você é muito próxima de Billie Jean King, qual é o melhor conselho que ela já te deu?

Venus: Meu Deus, tem tantas coisas que eu poderia dizer aqui. Eu acho que o amor que ela tem pelo jogo – ela enfatiza que é importante você amar o que faz. Ela sempre diz “você tem que pagar o preço”. Quando você sabe que fez o trabalho, nada pode te parar. Você é poderosa, preparada e confiante.

Venus, Billie Jean King e Serena Williams No Madison Squarre Garden em 2009 (Getty Images)

espnW: Obviamente, você ajudou Billie Jean King carregar essa tocha durante sua carreira. O que fez o pagamento igualitário uma causa tão importante para você?

Venus: É importante para mim, porque, quando eu era mais nova, sonhava ganhar um Grand Slam, mas eu não sabia que não seria igual uma vez que você chega lá. Uma vez que estava em turnê e descobri isso, eu tive a oportunidade de ajudar a fazer a diferença. Isso era uma coisa que eu queria fazer.

espnW: Você teve uma participação impressionante no Australian Open deste ano, como foi essa experiência?

Venus: Nossa, foi tão incrível – para mim, minha família, minha equipe e para todo mundo. Eu ainda tenho aquela energia até hoje!

espnW: Claro, você queria ganhar o título na partida, mas como foi ver sua irmã ganhar o 23º Grand Slam?

Venus: Isso é tudo o que eu queria para Serena. Eu não sabia que estaria do outro lado da quadra quando ela fez isso, é uma coisa que você realmente não consegue planejar. Eu teria adorado ter ganhado também, mas foi uma linda experiência estar lá.

espnW: Foi “extra” especial que eram as duas juntas na quadra para esse evento histórico?

Venus: Eu acho que vamos saber exatamente o quão especial foi daqui muitos anos. Eu acho que quando você está no momento, só dá para pensar “Ok, onde está o 24º? ”. Você está sempre pensando no próximo. É uma realização maravilhosa, mas eu não acho que nós realmente apreciamos até pararmos um pouco e olharmos para trás. Agora, estamos focadas em ganhar o próximo.

espnW: Você acha que isso cimenta o legado de Serena como a melhor de sempre?

Venus: Eu acho que ela é a melhor que eu já vi, levando o jogo para um outro nível. É demais. Mas eu também acho que não sou tão ruim assim (risos).

espnW: Qual é o seu segredo para jogar tão bem neste ponto da sua carreira?

Venus: Não tem segredo! Eu só gosto do jogo, de me manter saudável, das bênçãos de Deus, amo o que faço e sei que nada é impossível.

espnW: Muitos jogadores parecem ter a paixão apagada, mas a sua parece insaciável. A que você dá crédito a isso?

Venus: Eu só não consigo imaginar minha vida sem competição. Eu teria que imaginar isso, mas eu não estou nem perto. “A pressão é um privilégio”, é um dos meus conselhos favoritos da Billie Jean King.

espnW: Quais são suas expectativas para 2017?

Venus: Mais vitórias, mais igualdade. E talvez cada vitória irá espalhar palavras de igualdade. Essa sempre foi minha mensagem, especialmente para este mês.

espnW: Claramente, você ainda tem muito tênis para jogar, mas quando você olha para trás na sua carreira, o que te dá mais orgulho?

Venus: Eu tenho orgulho de poder viver meus sonhos todos os dias. Isso precisa de trabalho e dedicação, e também preciso manter minha cabeça para cima como uma mulher. Como uma mulher orgulhosa e ser capaz de olhar para o espelho e me orgulhar de minhas experiências.

espnW: Entre o tênis e suas responsabilidades fora das quadras, você parece estar sempre muito ocupada. O que você gosta de fazer durante um dos raros dias de folga?

Venus: Eu gosto de passar um tempo com a minha família, isso é importante. Gosto de dançar – faço aulas de dança – e cantar no karaokê. Essas são algumas das coisas que eu gosto, mas normalmente eu estou na quadra ou no escritório.

Originalmente postado em espnw.com

 

COMPARTILHE

facebook-profile-picture

VEJA TAMBÉM