Por que jogar tênis?

29 de março de 2017 por Randal Vacchi

Por trabalhar diversos músculos e desenvolver o condicionamento aeróbico e anaeróbico, o tênis é considerado um esporte completo, que exige esforço e dedicação.

A atividade também é garantia de autoestima e confiança, já que o jogo, cheio de desafios e recompensas, desenvolve o psicológico do atleta. E o melhor: é indicado para todas as idades.

Outros esportes podem oferecer diferentes níveis de benefícios para a saúde, mas nenhum deles consegue combinar tanta eficiência em um só esporte como o tênis.

Por isso, decidimos listar 5 benefícios que você pode esperar do tênis:

1.Acaba com a gordura
A movimentação rápida exigida na quadra pode ser aliada de quem deseja perder alguns quilinhos. Segundo Alexandre Carazo, treinador nacional e 1º classe na Federação Paulista de Tênis, uma hora de prática pode queimar até 500 calorias, uma quantidade semelhante à da corrida ou ciclismo.

2.Coordenação
O tênis trabalha seu equilíbrio, velocidade e coordenação através de uma variedade de técnicas e movimentos. Quanto mais você joga, melhores são os outros aspectos da sua vida.

3.Desenvolvimento muscular
Além dos benefícios para a saúde cardiovascular, o jogo também desenvolve as partes superiores e inferiores do corpo, (pernas e braços). A movimentação é lateral, para frente e para trás em diferentes velocidades, desenvolvendo assim os músculos das pernas.

4.Saúde cardiovascular
Os níveis de energia mais elevados aumentam o ritmo cardíaco garantindo mais saúde e resistência. O tênis pode auxiliar na prevenção de doenças cardíacas e vasculares como ataques cardíacos e derrames.

5.Tática-Desenvolvimento do cérebro
O Tênis é baseado em geometria física e pode ajudar a desenvolver o pensamento tático semelhante a um jogo de xadrez. Quando um jogador envolve atenção e pensamentos estratégicos para desenvolver os ataques, ajuda a gerar novas conexões no cérebro.

 

Ufa! Depois de tudo isso não tem como não começar! Lembrando que tênis não tem idade para começar e muito menos para parar: Todos para quadra!

COMPARTILHE

facebook-profile-picture

VEJA TAMBÉM