Conquiste o Grand Slam

13 de abril de 2017 por Randal Vacchi

Você já ouviu falar sobre o Grand Slam?

O tênis pode ser jogado tanto em quadras abertas quanto em quadras fechadas, bem como pode ser praticado tanto por homens quanto mulheres, sendo esses geralmente divididos em categorias de faixa etária. As equipes podem ser constituídas por um jogador ou por uma dupla de jogadores, podendo a dupla ser mista.

Alguns torneios de tênis são bastante tradicionais e vencê-los proporciona um status maior entre os tenistas. O conjunto desses torneios é chamado de Grand Slam.

Para receber o título do Grand Slam, o(a) tenista deve vencer as quatro competições, contudo, as vitórias devem ocorrer no mesmo ano.

Os torneios que compõem o Grand Slam são:

  1. Roland Garros: Torneio realizado na França desde 1891 em quadras de saibro;
  2. Wimbledon: Torneio realizado na Inglaterra desde 1877 em quadras de grama;
  3. Aberto dos EUA: Torneio realizado nos EUA desde 1881 em quadras de piso rápido;
  4. Aberto da Austrália: Torneio realizado na Austrália desde 1905 em quadras de piso rápido.

As regras do tênis

O sistema de marcação de pontos do tênis subdivide o jogo em games e sets. Um game é constituído por um conjunto de pontos, sendo a contagem desses feita por 15, 30, 40 e game. Um set, por sua vez, é um agrupamento de games, sendo a contagem feita por 1, 2, 3, 4, 5 e set.

Quando há empate de 6 x 6, por sua vez, disputa-se um tie-break. Nesse desempate, ganha o set o jogador que conquistar 7 pontos com vantagem de dois pontos sobre o adversário. A equipe vencedora é aquela que alcançar primeiro o número de sets pré-definido

 

COMPARTILHE

facebook-profile-picture

VEJA TAMBÉM