Com o final do ano se aproximando, as atenções começam a se voltar para o principal torneio da temporada na Vacchi Sports: o Masters. Agendado anualmente para finalizar o Ranking Vacchi Sports, em 2013 o Masters será disputado entre os dias 18/11 e 01/12, com as disputas agendadas ao longo de duas semanas.
Com formato diferenciado, o Masters de cada categoria é formado pelos 8 atletas que mais pontuaram em etapas da referida categoria no ano, respeitando a regra de que o nome de cada atleta só pode ser incluído no ranking de uma categoria, de acordo com a maioria de suas participações nas últimas 5 rodadas, ou seja, se um rankeado disputou etapas em mais de uma categoria, seu nome constará somente na categoria em que disputou, no mínimo, 3 das últimas 5 etapas de 2013. Vale lembrar que, para efeito de soma dos ranking, valem apenas os 8 melhores resultados obtidos no ano, ou seja, se algum atleta participou de todas as etapas em uma mesma categoria, deverá descontar seus dois piores resultados para que a soma seja feita. Outra diferença está no fato de que a chave do Masters não é sorteada, sendo que cada atleta ocupa o lugar referente a sua posição na classificação, de modo que o 1º colocado enfrente o 8º, o 2º melhor classificado jogue contra o 7º e assim sucessivamente. Definidos os confrontos, os atletas duelam em sistema de dupla eliminatória nas rodadas iniciais, sendo que os atletas com duas derrotas estarão eliminados e os atletas que conseguirem duas vitórias disputarão as semifinais, em jogo único, por vaga na grande decisão. Em anexo, os interessados podem acessar um modelo que mostra mais claramente como é montada a chave, e qualquer outra dúvida pode ser sanada diretamente com os organizadores do ranking.
Para facilitar o entendimento e deixar a disputa pelas vagas ainda mais emocionante, a partir desta etapa será gerado um ranking denominado “Corrida para o Masters”, que é dividido por categorias e inclui somente os nomes dos atletas nas categorias em que estão aptos a disputar o Masters de acordo com o regulamento. Dessa forma, cada participante poderá acompanhar os resultados das partidas e calcular os pontos necessários para carimbar sua vaga entre os 8 melhores.
Na Corrida para o Masters da Avançado, os 5 primeiros colocados têm uma boa margem de vantagem e por isso já estão garantidos no Masters. As outras 3 vagas, porém, ainda estão indefinidas e podem trazer surpresas, pois alguns bons nomes ainda estão de fora e, além disso, alguns favoritos não disputaram as últimas etapas e correm o risco de não se classificarem caso não se inscrevam para a última etapa.
A disputa pela vagas no Masters da Intermediário também tem cenário parecido. Na categoria, as 4 primeiras colocações indicam nomes confirmados na disputa, e a liderança dificilmente sairá das mãos de Luiz Galvão, que lidera com boa vantagem. Para os outros 4 lugares, 5 nomes tem chances iguais, e a ausência em qualquer uma das duas últimas etapas pode acabar definindo as vagas. Além destes, outros atletas correm por fora e ainda podem surpreender caso consigam bons resultados nos últimos compromissos do ano.
Na Principiante A, a situação é outra. Com boa vantagem, os 7 primeiros já estão garantidos e o 8º colocado também está muito próximo de confirmar presença no Masters. Alguns bons nomes ainda tem esperança, mas precisam de duas campanhas muito boas nas últimas etapas para conseguir mudar o cenário na categoria, pois possuem praticamente a metade dos pontos do atual 8º na corrida. As atenções também deverão estar voltados para o topo da categoria, já que a disputa pela liderança, que confere uma posição melhor na chave do Masters, ainda está totalmente indefinida, visto que os dois primeiros já possuem 8 resultados computados e com isso terão que descontar o pior resultado já a partir da 9ª etapa.
Situação parecida ocorre na Principiante B, que tem 7 nomes já confirmados. Com mais de 100 pontos ainda em disputa, a última vaga ainda está em aberto, e pode ser definida pela simples participação dos atletas nas últimas etapas, visto que a diferença é muito pequena e qualquer ponto pode fazer a diferença. Para as últimas etapas do ano, outra disputa que promete ser emocionante é a briga pela liderança da categoria, já que apenas 40 pontos separam os 4 primeiros.