Imbatível no saibro, Nadal supera Thiem e fatura quinto título em Madri

15 de maio de 2017 por Randal Vacchi

Rafael Nadal segue imbatível no saibro em 2017. Neste domingo, o espanhol chegou ao terceiro título no ano ao superar o austríaco Dominic Thiem por 7/6 (8) e 6/4, na decisão do Masters 1000 de Madri. Foi o quinto título na capital de seu país e a pergunta: quem pode parar Nadal no saibro? Este ano foram 15 vitórias em 15 jogos, tendo perdido apenas dois sets.

O título em seu país foi o de número 72 da carreira do Touro Miúra e 30º em Masters 1000, igualando Novak Djokovic. Nadal se confirma como melhor jogador da temporada, superando Roger Federer, e toma o quarto lugar no ranking da ATP. Agora parte como favorito absoluto para o Masters 1000 de Roma e para o Grand Slam de Roland Garros.

Nadal e Thiem já haviam decidido o título do ATP 500 de Barcelona, no fim de abril, quando o espanhol venceu por 6/4 e 6/1. Número 9 do mundo e com 23 anos, o austríaco é apontado como um possível sucessor de Nadal no saibro. Já haviam se enfrentado quatro vezes, com três vitórias para o Touro Miúra. O equilíbrio da decisão em Madri veio no número de winners: 27 a 25 para Nadal. Mas Thiem cometeu mais erros não forçados: 29 x 18.

Em um primeiro set intenso, Thiem quebrou Nadal no terceiro game servindo muito bem e vencendo o espanhol na rede. O dono da casa mostrou poder de recuperação ao aproveitar os erros do austríaco e devolver a quebra no sexto game. Em um momento que poderia ter definido o set, com Thiem sacando em 4/5, Nadal forçou erros do adversário e chegou ao triplo set point. Mostrando firmeza e personalidade, o austríaco se salvou e confirmou o serviço. O equilíbrio e o alto nível seguiram no tiebreak, com Thiem salvando mais dois set points antes de cometer mais um erro não forçado para perder um set que durou 1h18.

O segundo set começou com trocas de pancadas entre os dois e Nadal se defendendo bem, forçando o erro adversário e alçando a quebra que definiria a vitória. Os dois passaram a confirmar seus serviços com tranquilidade, sem Thiem conseguir ameaçar o espanhol. No nono game, Nadal teve três chances de fechar o jogo, mas o austríaco mostrou frieza para se salvar. Na quarta tentativa, a deixadinha que fez a diferença para Nadal lhe valeu o jogo.

Rafael Nadal comemora título do Masters 1000 de Madri

Originalmente publicado em Globo Esporte.

COMPARTILHE

facebook-profile-picture

VEJA TAMBÉM