Entenda um pouco mais sobre tênis!

6 de setembro de 2017 por Randal Vacchi

Vimos em matérias anteriores como funcionam os torneios, as quadras, raquetes, bolas, pontuações, juizes e cordas! Hoje separamos de forma bem simples e direta como é jogado o tênis mostrando as regras básicas para melhor compreensão do jogo.

O objetivo
O objetivo do tênis é fazer com que a bolinha passa por cima da rede e quique dentro da quadra adversária. Os jogadores devem rebater a bolinha em direção ao adversário antes ou depois dela pingar uma única vez. Se a bola quicar duas vezes, para na rede ou for rebatida para fora da quadra, o ponto será concedido ao adversário. Um sorteio define quem inicia a partida.

A partida
A partida é dividida em sets, games e pontos. Vence quem ganhar dois sets. Algumas competições realizam partidas com melhor de cinco sets, ou seja, ao invés de vencer dois sets, o jogador precisa vencer três.

O Set
O atleta que ganhar seis games, com uma diferença mínima de dois games em relação ao adversário, vence o set. Se o placar ficar em 5 a 5, dois novos games são jogados. Com novo empate, joga-se o tie break.

O Game
Os pontos são contados em 0, 15, 30, 40 e um game. Se houver empate por 40 a 40, vence quem fizer dois pontos seguidos.

O tie break
É o desempate do set. Nele, cada jogada vale um ponto. Após um tenista sacar a primeira bola, os jogadores alternam dois saques. Quem fizer sete pontos ou mais, sendo eles dois de diferença, vence o set.

O saque
Os saques, ou serviços, são alternados a cada game. Quem saca tem duas chances para acertar o serviço. Cada serviço, o tenista deve lançar a bola por cima da rede e atingir o solo dentro da área de saque diagonal oposta.
Se o adversário não conseguir rebater a bola, o sacador ganha o ponto chamado de “ace”. Já quando um jogador vence o game enquanto o outro está sacando, ocorre a conhecida “quebra de serviço”.
Em cada saque, ou serviço, o jogador deve se posicionar alternadamente do lado direito e esquerdo da quadra, começando sempre o game pelo lado direito.

Troca de lado
Os jogadores devem trocar de lado no fim do primeiro, do terceiro e de cada game ímpar subsequente de cada set e no final de cada set, a menos que o total de games naquele set seja par, nesse caso a troca não é feita até o fim do primeiro game do set seguinte.

Bola na linha
Se a bola tocar na linha é considerada dentro da quadra. Portanto é ponto.

O sistema de pontos 0, 15, 30, 40 e game
Os europeus se baseavam nas medidas do sextante, ou seja, a sexta parte de um círculo, o sextante, tem 60 graus. No passado, para vencer o adversário, um jogador deveria ganhar seis sets compostos de quatro games, cada um valendo 15 pontos. A pontuação total chegava ao resultado de 360 graus, que corresponde a um círculo completo. Com o passar do tempo, a progressão geométrica 15, 30, 45 foi modificada e o terceiro ponto passou a ser 40. O número foi modificado para facilitar o anúncio do marcador!

 

Gostou da matéria? Fique de olho no nosso blog e fique por dentro de tudo que acontece no Tennis!

COMPARTILHE

facebook-profile-picture

VEJA TAMBÉM