Conheça a trajetória de Björn Borg!

24 de junho de 2020 por Randal Vacchi

Hoje o Blog Vacchi Sports fala de um dos maiores tenistas de todos os tempos: Björn Borg, também conhecido como IceBorg. 

Esse tenista sueco nascido em 1956 já foi o número 1 do mundo em simples. 

Em 1974, aos 17 anos, Borg vence o Torneio de Roland Garros e se tornou o mais jovem do mundo a conquistar um torneio do Grand Slam. Seu grande porte físico também era uma marca. 

O recorde de mais longa série de vitórias em simples da Copa Davis é de Borg: ele ganhou 33 jogos de simples entre maio de 1973 e junho de 1980, perdendo apenas três de suas 40 partidas de simples nos 21 confrontos que disputou. É dele também o melhor percentual de vitórias na carreira (82,6%, com 609 vitórias e 127 derrotas) e o maior número de jogos seguidos vencidos no quinto set (13 jogos, de 1976 a 1980). Borg ganhou cinco vezes o Torneio de Wimbledon e seis vezes o Torneio de Roland Garros. 

O apelido de IceBorg se deve à frieza que o marcava em cada jogo. 

Aos 26 anos, o atleta abandonou as quadras prematuramente, anunciando o fato no dia 23 de janeiro de 1983 através de um jornal sueco chamado Kvallposten. Suas palavras foram: “Não consigo dar 100% e, se não consigo fazer isso, não é justo continuar. Se queres chegar ao topo, o tênis tem que ser divertido, e eu já não sinto isso. É por isso que desisto”.

Em 2014, a Revista Tênis considerou Björn Borg como um dos 10 tenistas que transformaram a forma como o Tênis é jogado: “alguns creditam a Björn Borg a primazia do uso do topspin no tênis devido ao sucesso que ele alcançou ao golpear todas as bolas com esse efeito. Apesar de o sueco não ter sido o primeiro a usar essa técnica como arma, foi sim ele quem instituiu a era do topspin no esporte”

COMPARTILHE

facebook-profile-picture

VEJA TAMBÉM