Hoje nós trouxemos algumas curiosidades sobre ela: a Bola de Tênis. Vamos lá?
1 – Durante uma partida, a bolinha pode atingir mais de 250km/h! Essa velocidade pode ser comparada aos carros de Fórmula 1. Agora imagina se pega no olho?
2 – A cor amarela da bolinha só foi adotada como padrão em 1972. A escolha se deve a maior visibilidade em quadra por parte dos juízes e dos espectadores, que podem acompanhar melhor a trajetória.
3 – As especificações exigidas pela ITF (Federação Internacional de Tênis) para a bolinha são: peso entre 56,7 a 58,5 gramas; diâmetro de 2.575 a 2.675 polegadas;
4 – Quanto mais tempo uma bolinha é capaz de armazenar a pressão e quanto maior for a sua habilidade de quicar perfeitamente, melhor ela será.
5 – Durante a colagem das duas metades da bolinha no processo de fabricação, é colocada uma partícula de nitrogênio no meio dela. Quando recebe pressão, essa partícula “explode” e cria uma bolha de gás, que dá à bola a capacidade de pular. Essa habilidade é chamada de Explosão.
6 – Quando querem fazer um saque com mais efeito, os tenistas mais experientes escolhem as bolinhas que possuem mais pelos, pois esses pelos criam uma maior resistência ao ar e podem fazer com que a bolinha faça uma curva ao invés de seguir uma linha reta. Os adversários são pegos de surpresa!
7 – Existem três tipos de bolinhas de tênis que são aceitos pela ITF:
- Rápida: com feltro fino, que contribui para o aumento da velocidade, esse tipo é recomendado para pisos mais lentos;
- Tradicional: com feltro mais denso, que contribui para frear um pouco a velocidade, essas são as mais comuns no mercado porque se adequam à qualquer tipo de quadra;
- Lenta: é um pouco maior, mas mantém o mesmo peso, essa é ideal para jogos em grande altitude.
Você já conhecia essas curiosidades?
Qual foi a que te surpreendeu mais?